Creio no Espírito Santo
§687. "O que está em Deus, ninguém
o conhece senão o Espírito de Deus" (1 Cor 2,11). Ora, seu Espírito que o
revela nos dá a conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva, mas não se revela
a si mesmo.
Aquele que
"falou pelos profetas" faz-nos ouvir a Palavra do Pai.
Mas, ele
mesmo, nós não o ouvimos. Só o conhecemos no momento em que nos revela o Verbo
e nos dispõe a acolhê-lo na fé.
O Espírito
de Verdade que nos "desvenda o Cristo "não fala de si mesmo".
Tal apagamento, propriamente divino, explica por que "o mundo não pode
acolhê-lo, porque não o vê nem o conhece", enquanto os que crêem em Cristo
o conhecem, porque ele permanece com eles (Jo 14,17).
§688. A Igreja, comunhão viva na fé dos
apóstolos, que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do Espírito
Santo:
·
nas Escrituras que ele inspirou;
·
na Tradição, da qual os Padres da Igreja são as
testemunhas sempre atuais;
·
no Magistério da Igreja, ao qual ele assiste;
·
na Liturgia sacramental, por meio de suas
palavras e de seus símbolos, na qual o Espírito Santo nos coloca em Comunhão
com Cristo;
·
na oração, na qual Ele intercede por nós;
·
nos carismas e nos ministérios, pelos quais a
Igreja é edificada;
·
nos sinais de vida apostólica e missionária;
·
no testemunho dos santos, no qual ele manifesta
sua santidade e continua a obra da salvação.
·
A missão conjunta do Filho e do Espírito
§689. Aquele que o Pai enviou a nossos
corações, o Espírito de seu Filho, é realmente Deus.
Consubstancial
ao Pai e ao Filho, ele é inseparável dos dois, tanto na Vida íntima da Trindade
como em seu dom de amor pelo mundo.
Mas ao
adorar a Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé
da Igreja professa também a distinção das Pessoas.
Quando o
Pai envia seu Verbo, envia sempre seu Sopro: missão conjunta em que o Filho e o
Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis.
Sem dúvida,
é Cristo que aparece, ele, a Imagem visível do Deus invisível; mas é o Espírito
Santo que o revela.
§690. Jesus é Cristo,
"ungido", porque o Espírito é a unção dele, e tudo o que advém a
partir da Encarnação decorre desta plenitude.
Quando
finalmente Cristo é glorificado, pode, por sua vez, de junto do Pai, enviar o
Espírito aos que crêem nele: comunica-lhes sua glória, isto é, o Espírito Santo
que o glorifica. A missão conjunta se desdobrará então nos filhos adotados pelo
Pai no Corpo de seu Filho: a missão do Espírito de adoção será uni-los a Cristo
e fazê-los viver nele:
·
A noção da unção sugere... que não existe
nenhuma distância entre o Filho e o Espírito. Com efeito, da mesma forma que
entre a superfície do corpo e a unção do óleo nem a razão nem os sentidos
conhecem nenhum intermediário, assim é imediato o contato do Filho com o
Espírito, tanto que, para aquele que vai tomar contato com o Filho pela fé é
necessário encontrar primeiro o óleo pelo contato. Com efeito não há nenhuma
parte que esteja privada do Espírito Santo Por isso a confissão do Senhorio do
Filho se faz no Espírito Santo para os que a recebem, vindo o Espírito de todas
as partes precedendo os que se aproximam pela fé.
O nome próprio do Espírito Santo
§691. "Espírito Santo", este
é o nome próprio daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. A
Igreja o recebeu do Senhor e o professa no Batismo de seus novos filhos.
O termo
"Espírito" traduz o termo hebraico "Ruah", o qual em seu
sentido primeiro, significa sopro, ar, vento.
Jesus
utiliza justamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a nossa
novidade transcendente daquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito
divino.
Por outro
lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns as três Pessoas Divinas.
Mas ao juntar os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica
designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os
outros empregos dos termos "espírito" e "santo".
As denominações do Espírito Santo
§692. Ao anunciar e prometer a vinda do
Espírito Santo, Jesus o denomina o "Paráclito", literalmente: aquele
que é chamado para perto de, "advocatus" (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7).
"Paráclito" é habitualmente traduzido por "Consolador",
sendo Jesus o primeiro consolador.
O próprio
Senhor chama o Espírito Santo: "Espírito de Verdade".
§693. Além de seu nome próprio, que é o
mais empregado nos Atos dos Apóstolos e nas Epístolas, encontram-se as
denominações:
·
o Espírito da promessa (Gl 3,14; Ef 1,13),
·
o Espírito de adoção (Rm 8,15; Gl 4,6),
·
o Espírito de Cristo (Rm 8,11),
·
o Espírito do Senhor (2Cor 3,17),
·
o Espírito de Deus (Rm 8,9.14;15,19; 1Cor
6,11;7,40) e,
·
o Espírito de glória (1Pd 4,14).
CIC-Catecismo da Igreja Católica
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