O mundo visível
- Foi Deus mesmo quem criou o
mundo visível em toda a sua riqueza, diversidade e ordem. A Escritura apresenta
a obra do Criador simbolicamente como uma sequência de seis dias "de
trabalho" divino que terminam com o "descanso" do sétimo dia.
- O texto sagrado ensina, a
respeito da criação, verdades reveladas por Deus para nossa salvação que
permitem "reconhecer a natureza profunda da criação, seu valor e sua
finalidade, que é a glória de Deus".
* Não existe nada que não deva
sua existência a Deus criador:
- O mundo começou quando foi
tirado do nada pela Palavra de Deus; todos os seres existentes, toda a
natureza, toda a história humana têm suas raízes neste acontecimento
primordial: é a própria gênese pela qual o mundo foi constituído e o tempo
começou.
*Cada criatura possui sua bondade
e sua perfeição próprias:
- Para cada uma das obras dos
"seis dias" se diz:
"E Deus viu que
isto era bom".
- "Pela própria condição da
criação, todas as coisas são dotadas de fundamento próprio, verdade, bondade,
leis e ordens especificas."
- As diferentes criaturas,
queridas em seu próprio ser, refletem, cada uma a seu modo, um raio da
sabedoria e da bondade infinitas de Deus.
- É por isso que o homem deve
respeitar a bondade própria de cada criatura para evitar um uso desordenado das
coisas, que menospreze o Criador e acarrete consequências nefastas para os
homens e seu meio ambiente.
* A interdependência das
criaturas é querida por Deus:
- O sol e a lua, o cedro e a
pequena flor, a águia e o pardal: as inúmeras diversidades e desigualdades
significam que nenhuma criatura se basta a si mesma, que só existem em
dependência recíproca, para se completarem mutuamente, a serviço umas das
outras.
* A beleza do universo:
- A ordem e a harmonia do mundo
criado resultam da diversidade dos seres e das relações que existem entre eles.
O homem as descobre progressivamente como leis da natureza. Elas despertam a
admiração dos sábios.
- A beleza da criação reflete a
infinita beleza do Criador. Ela deve inspirar o respeito e a submissão da
inteligência do homem e de sua vontade.
* A hierarquia das criaturas...:
é expressa pela ordem dos "seis dias", que vai do menos perfeito
ao mais perfeito. Deus ama todas as suas criaturas, cuida de cada uma, até
mesmo dos pássaros.
- Apesar disso, Jesus diz:
"Vós valeis mais do que muitos pardais", ou ainda: "Um homem
vale muito mais do que uma ovelha".
* O homem é a obra-prima do
obra do criação:
- A narração bíblica exprime isto
distinguindo nitidamente a criação do homem da criação das outras criaturas.
* Existe uma solidariedade
entre todas as criaturas... pelo fato de terem todas o mesmo Criador e de
todas estarem ordenadas à sua glória:
- Louvado sejas, meu Senhor, com todas as
tuas criaturas, especialmente o senhor irmão Sol, que clareia o dia e com
sua LUZ nos alumia.
- Louvado
sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é muito útil e humilde, preciosa e
casta...
- Louvado
sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta e
governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.
- Louvai
e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade.
(São
Francisco de Assis)
* O Sábado - fim da obra dos
"seis dias":
- O texto sagrado diz que
"Deus concluiu no sétimo dia a obra que tinha feito", e assim "o
céu e a terra foram terminados", e no sétimo dia Deus
"descansou", e santificou e abençoou este dia (Gn 2,1-3).
- Essas palavras inspiradas são
ricas de ensinamentos salutares:
- Na criação, Deus depositou um
fundamento e leis que permanecem estáveis, nos quais o crente poderá apoiar-se
com confiança e que para ele serão o sinal e a garantia da fidelidade
inabalável da Aliança de Deus.
- Por sua parte, o homem deverá
ficar fiel a este fundamento e respeitar as leis que o Criador inscreveu nele.
- A criação está em função do
Sábado e portanto do culto e da adoração de Deus. O culto está inscrito na
ordem da criação. "Nada se anteponha à obra de Deus", diz a regra de
São Bento, indicando assim a ordem correta das preocupações humanas.
- O Sábado constitui o coração da
lei de Israel. Observar os mandamentos é corresponder à sabedoria e à vontade
de Deus expressa em sua obra de criação.
*O oitavo dia:
- Mas para nós nasceu um dia
novo: o dia da Ressurreição de Cristo.
- O sétimo dia encerra a primeira
criação. O oitavo dia dá início à nova criação. Assim, a obra da criação
culmina na obra maior da redenção.
- A primeira criação encontra seu
sentido e seu ponto culminante na nova criação em Cristo, cujo esplendor
ultrapassa o da primeira.
CIC-Catecismo da Igreja Católica
§337-349
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