"À imagem de Deus"
- De todas as criaturas visíveis,
só o homem é "capaz de conhecer e amar seu Criador"; ele é "a
única criatura na terra que Deus quis por si mesma"; só ele é chamado a
compartilhar, pelo conhecimento e pelo amor, a vida de Deus. Foi para este fim
que o homem foi criado, e aí reside a razão fundamental de sua dignidade:
- Que
motivo vos fez constituir o homem em dignidade tão grande? O amor
inestimável pelo qual enxergastes em vós mesmo vossa criatura, e vos
apaixonastes por ela; foi por amor que a criastes, foi por amor que lhe
destes um ser capaz de degustar vosso Bem eterno.
- Por ser à imagem de Deus, o
indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas alguma coisa, mas
alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar
em comunhão com outras pessoas, e é chamado, por graça, a uma aliança com seu
Criador, a oferecer-lhe uma resposta de fé e de amor que ninguém mais pode dar
em seu lugar.
- Deus criou tudo para o homem,
mas o homem foi criado, para servir e amar a Deus e oferecer-lhe toda a
criação:
- Quem é,
pois, o ser que vai vir à existência cercado de tal consideração? É o
homem, grande e admirável figura viva, mais precioso aos olhos de Deus do
que a criação inteira: é o homem, é para ele que existem o céu e a terra e
o mar e a totalidade da criação, e é à salvação dele que Deus atribuiu
tanta importância que nem sequer poupou seu Filho único em seu favor. Pois
Deus não cessou de tudo empreender para fazer o homem subir até ele e
fazê-lo sentar-se à sua direita.
- Na realidade o mistério do
homem só se torna claro verdadeiramente
no mistério do Verbo Encarnado:
- Dois homens estão na origem do gênero humano:
Adão e Cristo...
*O primeiro Adão, foi criado como um ser humano que
recebeu a vida; o segundo é um ser espiritual que dá a vida. O primeiro foi
criado pelo segundo, de quem recebeu a alma que o faz viver...
*O segundo Adão estabeleceu sua imagem no primeiro
Adão quando o modelou. E assim se revestiu da natureza deste último e dele
recebeu o nome, a fim de não deixar perder aquilo que havia feito à sua imagem.
Primeiro Adão, segundo Adão: o primeiro começou, o segundo não acabará. Pois o
segundo é verdadeiramente o primeiro, como ele mesmo disse: "Eu sou o
Primeiro e o último"
- Graças à origem comum, o gênero
humano forma uma unidade.
Pois Deus "de um só fez toda
a raça humana" (At 1 7,26):
- Maravilhosa
visão que nos faz contemplar o gênero humano...
na unidade de sua origem em Deus...;
na unidade de sua natureza, composta
igualmente em todos de um corpo material e de uma alma espiritual;
na unidade de seu fim imediato e de sua
missão no mundo;
na unidade de seu hábitat: a terra, de
cujos bens todos os homens, por direito natural, podem usar para sustentar e
desenvolver a vida;
na unidade de seu fim sobrenatural: Deus
mesmo, ao qual todos devem tender;
na unidade dos meios para atingir este
fim;...
na unidade do seu resgate, realizado em
favor de todos por Cristo.
- "Esta lei de solidariedade
humana e de caridade", sem excluir a rica variedade das pessoas, das
culturas e dos povos, nos garante que todos os homens são verdadeiramente
irmãos.
Uno de alma e corpo
- A pessoa humana, criada à
imagem de Deus, é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual. O relato bíblico
exprime esta realidade com uma linguagem simbólica, ao afirmar que "O
Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um
hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gn 2,7).
- Portanto, o homem em sua
totalidade é querido por Deus.
- Muitas vezes o termo alma
designa na Sagrada Escritura a vida humana ou a pessoa humana inteira. Mas
designa também o que há de mais íntimo no homem e o que há nele de maior valor,
aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: "alma"
significa o princípio espiritual no homem.
- O corpo do homem participa da
dignidade da "imagem de Deus": ele é corpo humano precisamente porque
é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada
a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito.
- Unidade de corpo e de alma, o
homem, por sua própria condição corporal, sintetiza em si os elementos do mundo
material, que nele assim atinge sua plenitude e apresenta livremente ao Criador
uma voz de louvor. Não é, portanto, lícito ao homem desprezar a vida corporal;
ao contrario, deve estimar e honrar seu corpo, porque criado por Deus e
destinado à ressurreição no último dia.
- A unidade da alma e do corpo é
tão profunda que se deve considerar a alma como a "forma" do corpo;
ou seja, é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um
corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas naturezas
unidas, mas a união deles forma uma única natureza.
- A Igreja ensina que cada alma
espiritual é diretamente criada por Deus - não é "produzida" pelos
pais - e é imortal: ela não perece quando da separação do corpo na morte e se
unirá novamente ao corpo na ressurreição final.
- Por vezes ocorre que a alma
aparece distinta do espírito. Assim, São Paulo ora para que nosso "ser
inteiro, o espírito, a alma e o corpo", seja guardado irrepreensível na
Vinda do Senhor (1 Ts 5,23).
- A Igreja ensina que esta
distinção não introduz uma dualidade na alma. "Espírito" significa que
o homem está ordenado desde a sua criação para seu fim sobrenatural, e que sua
alma é capaz de ser elevada gratuitamente à comunhão com Deus.
- A tradição espiritual da Igreja
insiste também no coração, no sentido bíblico de "fundo do ser" (Jr
31,33), onde a pessoa se decide ou não por Deus.
CIC-Catecismo da Igreja Católica
§355-368
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