quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Juízo Final

- A ressurreição de todos os mortos, "dos justos e dos injustos" (At 24,15), antecederá o Juízo Final.
- Este será:
 "a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ouvirão sua voz e sairão:
·         os que tiverem feito o bem, para uma ressurreição de vida;
·         os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição de julgamento" (Jo 5,28-29).

- Então Cristo:
"virá em sua glória, e todos os anjos com Ele. (...)
 E serão reunidas em sua presença todas as nações, e
 Ele há de separar os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. (...)
- E irão estes para o castigo eterno, e os justos irão para a Vida Eterna" (Mt 25,31-33.46).

- É diante de Cristo - que é a Verdade - que será definitivamente desvendada a verdade sobre a relação de cada homem com Deus.
- O Juízo Final há de revelar até as últimas consequências o que um tiver feito de bem ou deixado de fazer durante sua vida terrestre:
·         Todo o mal que os maus praticam é registrado sem que o saibam. No dia em que "Deus não se calará" (Sl 50,3), voltar-se-á para os maus: "Eu havia", dir-lhes-á, "colocado na terra meus pobrezinhos para vós. Eu, seu Chefe, reinava no céu à direita do meu Pai, mas na terra os meus membros passavam fome. Se tivésseis dado aos meus membros, vosso dom teria chegado até a Cabeça. Quando coloquei meus pobrezinhos na terra, os constituí meus tesoureiros para recolher vossas boas obras em meu tesouro; vós, porém, nada depositastes em suas mãos, razão por que nada possuís junto a mim"

- O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo.
- Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. - Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre toda a história.
- Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último.
- O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.

- A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens "o tempo favorável, o tempo da salvação" (2Cor 6,2).
·         O Juízo Final inspira o santo temor de Deus.
·         Compromete com a justiça do Reino de Deus.
·         Anuncia a "bem-aventurada esperança" (Tt 2,13) da volta do Senhor, que "virá para ser glorificado na pessoa de seus santos e para ser admirado na pessoa de todos aqueles que creram (2Ts 1,10).

CIC-Catecismo da Igreja Católica §1038-1041

Nenhum comentário:

Postar um comentário