A enfermidade na vida humana
- A enfermidade e o sofrimento sempre estiveram entre problemas mais
graves da vida humana. Na doença, o homem experimenta sua impotência, seus
limites e sua finitude. Toda doença pode fazer-nos entrever a morte.
- A enfermidade pode levar a
pessoa à angústia, a fechar-se sobre si mesma e, às vezes, ao desespero e à
revolta contra Deus. Mas também pode tomar a pessoa mais madura, ajudá-la a
discernir em sua vida o que não é essencial, para voltar-se àquilo que é
essencial.
Não raro, a doença
provoca uma busca de Deus, um retomo a Ele.
O enfermo diante de Deus
- O homem do Antigo Testamento
vive a doença diante de Deus. E diante de Deus que ele faz sua queixa sobre a
enfermidade, e é dele, o Senhor da vida e da morte, que implora a cura.
- A enfermidade se torna caminho
de conversão e o perdão de Deus de início à cura.
- Israel chega à conclusão de que
a doença, de uma forma misteriosa, está ligada ao pecado e ao mal e que a
fidelidade a Deus, segundo sua Lei, dá a vida: "Porque eu sou Iahweh, aquele que te restaura" (Ex 15,26).
- O profeta entrevê que o
sofrimento também pode ter um sentido redentor para os pecados dos outros (Cf Is 53,11).
- Finalmente, Isaías anuncia que
Deus fará chegar um tempo para Sião em que toda falta será perdoada e toda
doença ser curada (Cf Is 33,24).
Cristo,
Médico
- A compaixão de Cristo para com
os doentes e suas numerosas curas de enfermos de todo tipo são um sinal
evidente de que "Deus visitou o seu povo” e de que o Reino de Deus está
bem próximo.
- Jesus não só tem poder de
curar, mas também de perdoar os pecados: ele veio curar o homem inteiro, alma e
corpo; é o médico de que necessitam os doentes.
- Sua compaixão para com todos
aqueles que sofrem é tão grande que ele se identifica com eles: "Estive
doente e me visitastes" (Mt 25,36).
- Seu amor de predileção pelos
enfermos não cessou, ao longo dos séculos, de despertar a atenção toda especial
dos cristãos para com todos os que sofrem no corpo e na alma. Esse amor está na
origem dos incansáveis esforços para aliviá-los.
- Muitas vezes Jesus pede aos
enfermos que creiam. Serve-se de sinais para curar: saliva e imposição das
mãos, lama e ablução.
- Os doentes procuram tocá-lo,
"porque dele saía uma força que a todos curava" (Lc 6,19).
Também nos
sacramentos Cristo continua a nos "tocar" para nos curar.
- Comovido com tantos
sofrimentos, Cristo não apenas se deixa tocar pelos doentes, mas assume suas
misérias: "Ele levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças".
- Não curou todos os enfermos.
Suas curas eram sinais da vinda do Reino de Deus. Anunciavam uma cura mais
radical: a vitória sobre o pecado e a morte por sua Páscoa.
- Na cruz, Cristo tomou sobre si
todo o peso do mal e tirou o "pecado do mundo" (Jo 1,29). A enfermidade não
é mais do que uma consequência do pecado.
- Por sua paixão e morte na cruz,
Cristo deu um novo sentido ao sofrimento, que doravante pode configurar-nos com
Ele e unir-nos à sua paixão redentora.
“Curai os enfermos...”
- Cristo convida seus discípulos
a segui-lo, tomando cada um sua cruz.
- Seguindo-o, adquirem uma nova
visão da doença e dos doentes. Jesus os associa á sua vida pobre e de servidor.
Faz com que participem de seu ministério de compaixão e de cura: "Partindo,
eles pregavam que todos se arrependessem. E expulsavam muitos demônios e
curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo" (Mc 6,12-13).
- O Senhor ressuscitado renova
este envio: "Em meu nome... eles imporão as mãos sobre os enfermos e estes
ficarão curados". (Mc 16,17-18) e o confirma por meio dos
sinais realizados pela Igreja ao invocar seu nome.
- Esses sinais manifestam de um
modo especial que Jesus é verdadeiramente "Deus que salva".
- O Espírito Santo dá a algumas
pessoas um carisma especial de cura para manifestar a força da graça do
ressuscitado. Todavia, mesmo as orações mais intensas não conseguem obter a
cura de todas as doenças. Por isso, São Paulo deve aprender do Senhor que
"basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que minha força manifesta todo
o seu poder" (2Cor 12,9),
e que os sofrimentos que temos de
suportar podem ter como sentido "completar na minha carne o que falta às
tribulações de Cristo por seu corpo, que é a Igreja" (Cl 1,24).
- "Curai os enfermos!" (Mt 10,8).
A Igreja recebeu esta missão do Senhor e esforça-se por cumpri-la tanto pelos
cuidados aos doentes como pela oração de intercessão com que os acompanha.
- Ela crê na presença vivificante
de Cristo, médico da alma e do corpo. Esta presença age particularmente por
intermédio dos sacramentos e, de modo especial, pela Eucaristia, pão que dá
vida eterna a cujo liame com a saúde corporal São Paulo se refere.
- Entretanto, a Igreja apostólica
conhece um rito próprio em favor dos doentes, atestado por São Tiago:
"Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja,
para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé
salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, estes lhe
serão perdoados" (Tg 5,14-l5)
- A Tradição reconheceu neste
rito um dos sete sacramentos da Igreja, a Unção dos enfermos.
CIC-Catecismo da Igreja Católica
1500-1510
Assim como Marta e Maria
- Marta e Maria, rogaram a Jesus
por seu irmão Lázaro:
“Senhor, aquele que amas está
doente’ A esta noticia, Jesus
disse:
‘Essa doença não é mortal, mas para a glória de Deus, para que,
por ela, seja glorificado o Filho de Deus” João 11,1-43
- Rezemos nós também pelos doentes:
“Senhor,
aquele que amas, o(a) ......................, está doente”
- Reze interiormente esta
jaculatória durante todo o dia e a noite.
- Por pior que esteja a situação,
insista orando, pois Jesus na agonia no Monte das Oliveiras além de não desistir
de orar, “orava com mais insistência
ainda”:
“...cheio de angústia, orava com
mais insistência ainda...” Lucas 22,44
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