A Igreja é Comunhão com Jesus
§787. Desde o início, Jesus associou
seus discípulos à sua vida revelou-lhes o Mistério do Reino, deu-lhes
participar de sua missão, de sua alegria e de seus sofrimentos. Jesus fala de
uma comunhão ainda mais íntima entre Ele e os que o seguiriam: "Permanecei
em mim, como eu em vós... Eu
sou a videira, e vós os ramos" (Jo 15,4-5). E anuncia uma comunhão
misteriosa e real entre o seu próprio corpo e o nosso: "Quem come a minha
carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6,56).
§788. Quando sua presença visível lhes
foi tirada, Jesus não deixou seus discípulos órfãos. Prometeu ficar com eles
até o fim dos tempos, enviou-lhes seu Espírito. A comunhão com Jesus tornou-se,
de certa maneira, mais intensa: "Ao comunicar seu Espírito, fez de seus
irmãos, chamados de todos os povos, misticamente os componentes de seu próprio
Corpo".
§789. A comparação da Igreja com o
corpo projeta uma luz sobre os laços íntimos entre a Igreja e Cristo. Ela não é
somente congregada em torno dele; é unificada nele, em seu Corpo. Cabe
destacar mais especificamente três aspectos da Igreja-Corpo de Cristo:
·
a unidade de todos os membros entre si por sua
união com Cristo;
·
Cristo Cabeça do Corpo;
·
a Igreja, Esposa de Cristo.
Um só corpo
§790. Os crentes que respondem à
Palavra de Deus e se tornam membros do Corpo de Cristo ficam estreitamente
unidos a Cristo: "Neste corpo, a vida de Cristo se difunde por meio dos
crentes que os sacramentos, de forma misteriosa e real, unem a Cristo sofredor
e glorificado" Isto é particularmente verdade com relação ao Batismo, pelo
qual somos unidos à morte e à Ressurreição de Cristo, e com relação à
Eucaristia, pela qual, "participando realmente do Corpo de Cristo",
"somos elevados à comunhão com ele e entre nós"'
§791. A unidade do corpo não acaba com
a diversidade dos membros: "Na edificação do corpo de Cristo, há
diversidade de membros e de funções. Um só é o Espírito que distribui dons
variados para o bem da Igreja segundo suas riquezas e as necessidades dos
ministérios". A unidade do Corpo Místico produz e estimula entre os fiéis
a caridade: "Por isso, se um membro sofre, todos os membros padecem com
ele; ou, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele".
Finalmente, a unidade do Corpo Místico vence todas as divisões humanas:
"Todos vós, com efeito, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de
Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem
mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus " (Gl 3,27-28).
Deste corpo, Cristo é a cabeça
§792. Cristo "é a Cabeça do Corpo
que é a Igreja" (Cl 1,18) Ele é o Princípio da criação e da redenção.
Elevado na glória do Pai "Ele tem em tudo a primazia" (Cl 1,18),
principalmente sobre a Igreja, por meio da qual estende seu reino sobre todas
as coisas.
§793. Ele nos une a sua Páscoa.
Todos os membros devem esforçar-se por se assemelhar a ele "até Cristo ser
formado neles" (Gl 4,19). "Por isso somos inseridos nos mistérios de
sua vida, associamo-nos a suas dores como o corpo à Cabeça, para que padecendo
com ele, sejamos com ele também glorificados”.
§794. Ele provê o nosso crescimento.
Para fazer-nos crescer em direção a ele, nossa Cabeça, Cristo ordena em seu corpo,
a Igreja, os dons e os serviços pelos quais nós nos ajudamos mutuamente no
caminho da salvação.
§795. Cristo e a Igreja, eis, portanto,
o "Cristo total" ("Christus totus"). A Igreja é una com
Cristo. Os Santos têm uma consciência bem viva desta unidade:
- Alegremo-nos,
portanto, e demos graças por nos termos tornado não somente cristãos, mas
o próprio Cristo. Compreendeis, irmãos, a graça que Deus nos concedeu ao
dar-nos Cristo como Cabeça? Admirai e rejubilai, nós nos tornamos Cristo.
Com efeito, uma vez que Ele é a Cabeça e nós somos os membros, o homem
inteiro é constituído por Ele e por nós. A plenitude de Cristo é,
portanto, a Cabeça e os membros. O que significa isto: a Cabeça e os
membros? Cristo e a Igreja. (Santo Agostinho)
- Nosso
Redentor mostrou-se como uma só pessoa com a santa Igreja, que ele
assumiu. (São Gregório Magno)
- Cabeça
e membros são como uma só pessoa mística. (São Tomas de Aquino)
- Uma palavra de Santa Joana d'Arc a seus juízes resume a fé dos santos Doutores e exprime o bom senso do crente: "Quanto a Jesus Cristo e à Igreja, parece-me que são uma só coisa e que não se deve fazer objeções a isso”.
A Igreja é a esposa de Cristo
§796. A unidade entre Cristo e a
Igreja, Cabeça e membros do Corpo, implica também a distinção dos dois em uma
relação pessoal. Este aspecto é muitas vezes expresso pela imagem do Esposo e
da Esposa. O tema de Cristo Esposo da Igreja foi preparado pelos Profetas e
anunciado por João Batista. O Senhor mesmo designou-se como "o
Esposo" (Mc 2,19). O apóstolo apresenta a Igreja e cada fiel, membro de
seu Corpo, como uma Esposa "desposada" com Cristo Senhor, para ser
com Ele um só Espírito. Ela é a Esposa imaculada do Cordeiro imaculado, a qual
Cristo "amou, pela qual se entregou, a fim de santificá-la" (Ef
5,26), que associou a si por uma Aliança eterna e da qual não cessa de cuidar
como de seu próprio Corpo.
- Eis o
Cristo total, Cabeça e Corpo, um só formado por muitos... Seja a cabeça a
falar, seja os membros, é sempre Cristo quem fala. Fala desempenhando o
papel da Cabeça ["ex persona capitis"], fala desempenhando o
papel do Corpo ["ex persona corporis"]. Conforme o que está
escrito: "Serão dois em uma só carne. Eis um grande mistério:
refiro-me a Cristo e à Igreja" (Ef 5,31-32). E o Senhor mesmo diz no
Evangelho: "Já não são dois, mas uma só carne" (Mt 19,6). Como
vistes, há de fato duas pessoas diferentes, e todavia elas constituem uma
só coisa no amplexo conjugal. Na qualidade de Cabeça ele se diz
"Esposo", na qualidade de Corpo se diz "Esposa".
(Santo Agostinho)
CIC - Catecismo da Igreja Católica
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