§830. A palavra "católico"
significa "universal" no sentido de segundo a totalidade" ou
"segundo a integralidade". A Igreja é católica em duplo sentido. Ela
é católica porque nela Cristo está presente. "Onde está Cristo Jesus, está
a Igreja católica." Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à
sua Cabeça o que implica que ela recebe dele "a plenitude dos meios de
salvação" que ele quis:
- confissão
de fé correta e completa,
- vida
sacramental integral e
- ministério
ordenado na sucessão apostólica.
Neste sentido fundamental, a
Igreja era católica no dia de Pentecostes e o será sempre, até o dia da
Parusia.
§831. Ela é católica porque é enviada
em missão por Cristo à universalidade do gênero humano:
- Todos os homens são chamados a pertencer ao novo Povo de Deus. Por isso este Povo, permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os tempos, para que se cumpra o desígnio da vontade de Deus, que no início formou uma natureza humana e finalmente decretou congregar seus filhos que estavam dispersos. Este caráter de universalidade que marca o Povo de Deus é um dom do próprio Senhor, pelo qual a Igreja Católica, de maneira eficaz e perpétua, tende a recapitular toda a humanidade com todos os seus bens sob Cristo Cabeça, na unidade do seu Espírito.
CADA IGREJA PARTICULAR É "CATÓLICA"
§832. "Esta Igreja de Cristo está
verdadeiramente presente em todas as legitimas comunidades locais de fiéis que,
unidas a seus pastores, são também elas, no Novo Testamento, chamadas
"Igrejas". Nelas os fiéis são reunidos pela pregação do Evangelho de
Cristo, nelas se celebra o mistério da Ceia do Senhor... Nessas comunidades,
embora muitas vezes pequenas e pobres, ou vivendo na dispersão, está presente
Cristo, por cuja virtude se constitui a Igreja una, santa, católica e
apostólica."
§833. Entende-se por Igreja particular,
o que é, em primeiro lugar, a diocese (ou a eparquia), uma comunidade de fiéis
cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão
apostólica. Essas Igrejas particulares "são formadas à imagem da Igreja
universal; é nelas e a partir delas que existe a Igreja católica una e
única"
§834. As Igrejas particulares são
plenamente católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma, "que
preside à caridade". "Pois com esta Igreja, em razão de sua origem
mais excelente, deve necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os fiéis de
toda parte."
"Com
efeito, desde a descida a nós do Verbo Encarnado, todas as Igrejas cristãs de
toda parte consideraram e continuam considerando a grande Igreja que está aqui
[em Roma] como única base e fundamento, visto que, segundo as próprias
promessas do Salvador, as portas do inferno nunca prevaleceram sobre ela."
- §835. "Guardemo-nos bem, no
entanto, de conceber a Igreja universal como sendo a somatória, ou, se
preferir dizê-lo, a federação mais ou menos anômala de Igrejas
particulares essencialmente diversas. No pensamento do Senhor, é a Igreja,
universal por vocação e por missão, que, ao lançar suas raízes na
variedade dos terrenos culturais, sociais e humanos, se reveste em cada
parte do mundo de aspectos e de expressões exteriores diversas. A rica
variedade de disciplinas eclesiásticas, de ritos litúrgicos, de
patrimônios teológicos espirituais próprios das Igrejas locais
"mostra mais luminosamente a catolicidade da Igreja indivisa, por sua
convergência na unidade.”
CIC - Catecismo da Igreja Católica
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