As universidades e centros
superiores de educação católica
§341. Segundo
sua própria natureza, a Universidade Católica presta importante ajuda à Igreja
em sua missão evangelizadora. Trata-se de vital testemunho de ordem
institucional sobre Cristo e sua mensagem, tão necessário e importante para as
culturas impregnadas pelo secularismo. As atividades fundamentais de uma
universidade católica deverão vincular-se e harmonizar-se com a missão
evangelizadora da Igreja. Elas se realizam através de uma pesquisa realizada à
luz da mensagem cristã, que coloque os novos descobrimentos humanos a serviço
das pessoas e da sociedade. Dessa forma oferece uma formação dada em contexto de
fé, que prepare pessoas capazes de juízo racional e crítico, conscientes da
dignidade transcendental da pessoa humana. Isso implica uma formação
profissional que compreenda os valores éticos e a dimensão de serviço às
pessoas e à sociedade; o diálogo com a cultura, que favoreça melhor compreensão
e transmissão da fé; e a pesquisa teológica que ajude a fé a expressar-se em
linguagem significativa para estes tempos. Porque cada vez mais consciente de
sua missão salvífica neste mundo, a Igreja quer sentir esses centros bem
próximos a ela mesma, e deseja tê-los presentes e operantes na difusão da
mensagem autêntica de Cristo.
§342. As
universidades católicas, por conseguinte, terão que desenvolver com fidelidade
sua especificidade cristã, visto que possuem responsabilidades evangélicas que
instituições de outro tipo não estão obrigadas a realizar. Entre elas se
encontra, sobretudo, o diálogo fé e razão, fé e cultura, e a formação de
professores, alunos e pessoal administrativo através da Doutrina Social e Moral
da Igreja, para que sejam capazes de compromisso solidário com a dignidade
humana, de serem solidários com a comunidade e de mostrarem profeticamente a
novidade que representa o cristianismo na vida das sociedades latino-americanas
e caribenhas. Para isso, é indispensável que se cuide do perfil humano,
acadêmico e cristão dos que são os principais responsáveis pela pesquisa e
docência.
§343. É
necessária uma pastoral universitária que acompanhe a vida e o caminhar de
todos os membros da comunidade universitária, promovendo um encontro pessoal e
comprometido com Jesus Cristo e múltiplas iniciativas solidárias e
missionárias.
Também se deve procurar uma presença próxima e dialogante com
membros de outras universidades públicas e centros de estudo.
§344. Nas
últimas décadas, observamos na América Latina e no Caribe o surgimento de
diversos Institutos de Teologia e Pastoral orientados para a formação e
atualização de agentes de pastoral. Nesse caminho, tem-se conseguido criar
espaços de diálogo, discussão e busca de respostas adequadas aos enormes
desafios enfrentados pela evangelização no Continente. Ao mesmo tempo, tem sido
possível formar inumeráveis líderes a serviço das Igrejas particulares.
§345.
Convidamos a valorizar a rica reflexão pós-conciliar da Igreja presente na
América Latina e no Caribe, assim como a reflexão filosófica, teológica e
pastoral de nossas Igrejas e de seus centros de formação e pesquisa, a fim de
fortalecer nossa própria identidade, desenvolver a criatividade pastoral e
potencializar o que é nosso. É necessário fomentar o estudo e a pesquisa teológica
e pastoral frente aos desafios da nova realidade social, plural, diferenciada e
globalizada, procurando novas respostas que dêem sustentação à fé e à
experiência do discipulado dos agentes de pastoral. Sugerimos também maior
utilização dos serviços que oferecem os institutos de formação teológica
pastoral existentes, promovendo o diálogo entre eles e destinando mais recursos
e esforços conjuntos na formação de leigos e leigas.
DA-Documento de Aparecida 2007
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