- Aprouve, contudo, a Deus santificar e
salvar os homens não singularmente, sem nenhuma conexão uns com os outros, mas
constituí-los num povo, que o conhecesse na verdade e santamente o servisse.
- Escolheu, por isso Israel como seu
povo. Estabeleceu com ele uma aliança e instruiu-o passo a passo...
- Tudo isso, porém, aconteceu em
preparação e figura para aquela nova e perfeita aliança que se estabeleceria em
Cristo... Esta é a Nova Aliança, isto é o Novo Testamento em seu sangue,
chamando de entre judeus e gentios um povo que junto crescesse na unidade, não
segundo a carne, mas no Espírito.
As Características do Povo de Deus
- O Povo de Deus tem características que
o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos,
políticos ou culturais da história:
·
Ele é o Povo de
Deus:
Deus não pertence, como propriedade, a nenhum povo. Mas adquiriu para si um
povo dentre os que outrora não eram um povo: "Uma raça eleita, um
sacerdócio régio, uma nação santa" (1Pd 2,9).
·
A pessoa
torna-se membro deste povo: não pelo nascimento físico, mas pelo
"nascimento do alto", "da
água e do Espírito" (Jo 3,3-5), isto é, pela fé em Cristo e pelo
Batismo.
·
Este povo tem
por
Chefe: (Cabeça) Jesus
Cristo (Ungido, Messias); pelo fato de a mesma Unção, o Espírito Santo, fluir
da Cabeça para o Corpo, ele é "o Povo messiânico".
·
A condição deste
povo é:
a dignidade da liberdade dos filhos de Deus: nos corações deles, como em um
templo, reside o Espírito Santo.
·
"Sua lei é: o mandamento novo de
amar como Cristo mesmo nos amou.". É a lei "nova" do Espírito
Santo.
·
Sua missão é: ser o sal da
terra e a luz do mundo. "Ele constitui para todo o gênero humano o mais
forte germe de unidade, esperança e salvação."
·
Sua meta é: "o Reino
de Deus, iniciado na terra por Deus mesmo, Reino a ser estendido mais e mais,
até que, no fim dos tempos, seja consumado por Deus mesmo".
Um povo: Sacerdotal, Profético de Régio
- Jesus Cristo é aquele que o Pai ungiu
com o Espírito Santo e que constituiu "Sacerdote, Profeta e Rei". O
Povo de Deus inteiro participa dessas três funções de Cristo e assume as
responsabilidades de missão e de serviço que daí decorrem.
- Ao entrar no Povo de Deus pela fé e
pelo Batismo, recebe-se participação na vocação única deste povo, em sua vocação sacerdotal:
·
"Cristo
Senhor, Pontífice tomado dentre os homens, fez do novo povo 'um reino e
sacerdotes para Deus Pai'.
- Pois os batizados, pela regeneração e
unção do Espírito Santo, são consagrados para ser uma morada espiritual e
sacerdócio santo.
- "O povo santo de Deus participa
também da função profética de Cristo."
-Isso
se verifica de modo particular pelo sentido sobrenatural da fé, que é de todo o
povo, leigos e hierarquia, apegando-se "indefectivelmente à fé uma vez
para sempre transmitida aos santos", e aprofunda a compreensão da mesma e
torna-se testemunha de Cristo no meio deste mundo.
- O Povo de Deus participa finalmente da
função régia de Cristo.
- Cristo exerce sua realeza atraindo
para si todos os homens por sua morte e Ressurreição. Cristo, Rei e Senhor do
universo, se fez servidor de todos, não veio "para ser servido, mas para
servir e para dar sua vida em resgate por muitos" (Mt 20,28).
- Para o cristão, "reinar é
servir", particularmente "nos pobres e nos sofredores, nos quais a
Igreja reconhece a imagem de seu Fundador pobre e sofredor".
·
O
povo de Deus realiza sua "dignidade régia" vivendo em conformidade
com esta vocação de servir com Cristo.
- Todos os que renasceram em Cristo
obtiveram, pelo sinal da cruz, a dignidade
real e, pela unção do Espírito Santo, receberam a consagração sacerdotal. Por isso, não obstante o serviço especial
do nosso ministério, todos os cristãos foram revestidos de um carisma
espiritual que os torna membros desta família de reis e deste povo de
sacerdotes.
·
Não
será, na verdade, função régia o fato
de uma alma, submetida a Deus, governar seu corpo?
·
E
não será função sacerdotal consagrar
ao Senhor uma consciência pura e oferecer no altar do coração a hóstia
imaculada de nossa piedade?
São
Leão Magno
CIC-Catecismo da Igreja Católica
§781-786
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