O mistério da Igreja
§770. A Igreja está na história, mas ao
mesmo tempo a transcende. É unicamente "com os olhos da fé" que se
pode enxergar em sua realidade visível, ao mesmo tempo, uma realidade
espiritual, portadora de vida divina.
A Igreja – Ao mesmo tempo visível e
espiritual
§771. "O Mediador único, Cristo,
constituiu e incessantemente sustenta aqui na terra sua santa Igreja,
comunidade de fé, esperança e caridade, como um 'todo' visível pelo qual
difunde a verdade e a graça a todos." A Igreja é ao mesmo tempo:
- "sociedade provida de órgãos
hierárquicos e Corpo Místico de Cristo;
- assembleia visível e comunidade
espiritual;
- Igreja terrestre e Igreja enriquecida de bens celestes".
- Essas dimensões constituem
"uma só realidade complexa em que se funde o elemento divino e humano":
- Caracteriza-se a Igreja por ser humana e ao mesmo tempo divina, visível, mas ornada de dons invisíveis, operosa na ação e devotada à contemplação presente no mundo e, no entanto, peregrina. E isso de modo que nela o humano se ordene divino e a ele se subordine, o visível ao invisível, a ação à contemplação e o presente à cidade futura, que buscamos.
- Ó humildade! Ó sublimidade! Tabernáculo de Cedar e santuário de Deus; morada terrestre e palácio celeste; casa de barro e sala régia; corpo de morte e templo de luz; finalmente, desprezo para os soberbos e esposa de Cristo! És negra, mas formosa, ó filha de Jerusalém: ainda que desfigurada pelo labor e pela dor longo exílio, a beleza celeste te adorna.
A Igreja – mistério da união dos homens com
Deus
§772. É na Igreja que Cristo realiza e
revela seu próprio mistério como a meta do desígnio de Deus: "Recapitular
tudo nele" (Ef 1,10).
São Paulo
denomina de "grande mistério" (Ef 5,32) a união esponsal entre Cristo
e a Igreja. Por estar ela unida a Cristo como a seu Esposo, a própria Igreja
também se torna mistério. Contemplando nela o mistério, São Paulo exclama
"Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl 1,27).
§773. Na Igreja, esta comunhão dos
homens com Deus pela "caridade que nunca passará" (1 Cor 13,8) é a
finalidade que comanda tudo o que nela é meio sacramental ligado ao mundo
presente que passa.
Sua estrutura
se ordena integralmente à santidade dos membros do corpo místico de Cristo. E a
santidade é medida segundo o 'grande mistério', em que a Esposa responde com o
dom do amor ao dom do Esposo.
Maria nos
precede a todos na santidade que é o mistério da Igreja como "a Esposa sem
mancha nem ruga". Por isso, "a dimensão marial da Igreja antecede sua
dimensão petrina".
A Igreja – Sacramento universal da salvação
§774. A palavra grega
"mysterion" foi traduzida para o latim por dois termos:
"mysterium" e "sacramentum".
Na
interpretação ulterior, o termo "sacramentum" exprime mais o sinal
visível da realidade escondida da salvação, indicada pelo termo
"mysterium". Neste sentido, Cristo mesmo é o mistério da salvação:
·
"Non est enim aliud Dei mysterium, Christus
- Pois não existe outro mistério de Deus a não ser Cristo".
A obra
salvífica de sua humanidade santa e santificante é o sacramento da salvação que
se manifesta e age nos sacramentos da Igreja (que as Igrejas do Oriente
denominam também "os santos mistérios").
Os sete
sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo
difunde a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja, que é seu Corpo. A Igreja
contém, portanto, e comunica a graça invisível que ela significa. É neste
sentido analógico que ela é chamada de "sacramento".
§775. "A Igreja é, em Cristo, como
que o sacramento ou o sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade
de todo o gênero humano."
Ser o
sacramento da união íntima dos homens com Deus é o primeiro objetivo da Igreja.
Visto que a
comunhão entre os homens está enraizada na união com Deus, a Igreja é também o
sacramento da unidade do gênero humano. Nela, esta unidade já começou, pois ela
congrega homens "de toda nação, raça, povo e língua" (Ap 7,9); ao
mesmo tempo, a Igreja é "sinal e instrumento" da plena realização
desta unidade que ainda deve vir.
§776. Como sacramento, a Igreja é
instrumento de Cristo. "Nas mãos dele, ela é o instrumento da Redenção de
todos os homens" o sacramento universal da salvação" pelo qual Cristo
"manifesta e atualiza o amor de Deus pelos homens".
A Igreja
"é o projeto visível do amor de Deus pela humanidade" que quer que o
"gênero humano inteiro constitua o único povo de Deus, se congregue no
único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espírito Santo".
CIC - Catecismo da Igreja Católica
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