§751. A palavra "Igreja"
["ekklésia", do grego "ekkaléin" "chamar fora"]
significa "convocação". Designa assembleias do povo, geralmente de
caráter religioso. É o termo frequentemente usado no Antigo Testamento grego
para a assembleia do povo eleito diante de Deus, sobretudo para a assembleia do
Sinai, onde Israel recebeu a Lei e foi constituído por Deus como seu Povo
santo. Ao denominar-se "Igreja", a primeira comunidade dos que criam
em Cristo se reconhece herdeira dessa assembleia. Nela, Deus
"convoca" seu Povo de todos os confins da terra.
§752. Na linguagem cristã, a palavra
"Igreja" designa a assembleia litúrgica, mas também a comunidade
local ou toda a comunidade universal dos crentes. Esses três significados são
inseparáveis. "A Igreja" é o Povo que Deus reúne no mundo inteiro.
Existe nas comunidades locais e se realiza como assembleia litúrgica, sobretudo
eucarística. Ela vive da Palavra e do Corpo de Cristo e se torna, assim, Corpo
de Cristo.
Os símbolos da Igreja
§753. Na Sagrada Escritura, encontramos
uma multidão de imagens e figuras interligadas, pelas quais a revelação fala do
mistério inesgotável da Igreja. As imagens tiradas do Antigo Testamento
constituem variações de uma ideia de fundo, a do "Povo de Deus".
No Novo
Testamento, todas essas imagens encontram um novo centro pelo fato de Cristo
tornar-se "a Cabeça" deste povo, que é, então, seu Corpo. Em torno
deste centro agruparam-se imagens "tiradas ou da vida pastoril ou da vida
dos campos, ou do trabalho de construção ou da família e do casamento".
- §754. "Com efeito, a Igreja
é o redil, do qual Cristo é: a única e necessária porta. Ela é também
a grei, da qual o próprio Deus prenunciou que seria o pastor. Suas
ovelhas, embora governadas por pastores humanos, são, contudo,
incessantemente conduzidas e alimentadas pelo próprio Cristo, Bom Pastor e
Príncipe dos pastores, que deu sua vida por suas ovelhas".
- §755. "A Igreja é a
lavoura ou campo de Deus (1 Coríntios 3, 9). Nesse campo cresce a
oliveira antiga, cuja raiz santa foram os Patriarcas e em que foi feita e
se fará a reconciliação dos judeus e dos gentios. Ela foi plantada pelo
celeste Viticultor como vinha eleita. Cristo é a verdadeira Vide, que dá
vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós, que pela Igreja
permanecemos nele, sem o qual nada podermos fazer".
- §756. "Com frequência a
Igreja é também chamada de construção de Deus. O próprio Senhor
comparou-se à pedra que os construtores rejeitaram e se tornou a pedra
angular. Sobre este fundamento a Igreja é construída pelos apóstolos, e
dele recebe firmeza e coesão. Essa construção recebe vários nomes: casa de
Deus (1 Timóteo 3,15) na qual habita sua família, morada de Deus no
Espírito, tenda de Deus entre os homens e principalmente templo santo,
que, representado pelos santuários de pedra, é louvado pelos santos Padres
e, não sem razão, comparado na Liturgia com a Cidade santa, a nova
Jerusalém. Pois nela somos, nesta terra, como as pedras vivas que entram
na construção. E João contempla esta cidade santa que, na renovação do
mundo, desce do céu, de junto de Deus, adornada como uma esposa enfeitada
para seu esposo (Apocalipse 21,1-2).
- §757. "A Igreja é chamada
também de 'Jerusalém celeste' e 'nossa Mãe' (Gálatas 4,26). É ainda
descrita como a esposa imaculada do Cordeiro imaculado. Cristo 'amou-a e
por Ela se entregou, a fim de santificá-la' (Efésios 5,26); associou-a a
si por uma aliança indissolúvel e incessantemente 'a nutre e dela cuida'
(Efésios 5,29)."
CIC-Catecismo da Igreja
Católica
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