O conhecimento de Deus segundo a Igreja
- "A santa Igreja, nossa
mãe, sustenta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser
conhecido com certeza pela luz natural da razão humana a partir das coisas
criadas".
- Sem esta capacidade, o homem
não poderia acolher a revelação de Deus.
- O homem tem esta capacidade por
ser criado "à imagem de Deus".
- Todavia, nas condições
históricas em que se encontra, o homem enfrenta muitas dificuldades para
conhecer a Deus apenas com a luz de sua razão:
- "Pois,
embora a razão humana, absolutamente falando, possa chegar com suas forças
e lume naturais ao conhecimento verdadeiro e certo de um Deus pessoal, que
governa e protege o mundo com sua Providência, bem como chegar ao
conhecimento da lei natural impressa pelo Criador em nossas almas, de
fato, muitos são os obstáculos que impedem a mesma razão de usar
eficazmente e com resultado desta sua capacidade natural.
- As
verdades que se referem a Deus e às relações entre os homens e Deus são
verdades que transcendem completamente a ordem das coisas sensíveis e
quando estas verdades atingem a vida prática e a regem, requerem
sacrifício e abnegação.
A inteligência
humana, na aquisição destas verdades, encontra dificuldades tanto por parte dos
sentidos e da imaginação como por parte das más inclinações, provenientes do
pecado original.
Donde vemos
que os homens em tais questões, facilmente procuram persuadir-se de que seja
falso ou ao menos duvidoso aquilo que não desejam que seja verdadeiro"
- Por isso, o homem tem
necessidade de ser iluminado pela revelação de Deus, não somente sobre o que
ultrapassa seu entendimento, mas também sobre "as verdades religiosas e
morais que, de per si, não são inacessíveis à razão, a fim de que estas no
estado atual do gênero humano possam ser conhecidas por todos sem dificuldade,
com uma certeza firme e sem mistura de erro"
Como falar de Deus?
- Ao defender a capacidade da
razão humana de conhecer a Deus, a Igreja exprime sua confiança na
possibilidade de falar de Deus a todos os homens e com todos os homens.
- Esta convicção esta na base de
seu diálogo com as outras religiões, com a filosofia e com as ciências, como
também com os não-crentes e os ateus.
- Uma vez que nosso conhecimento
de Deus é limitado, também limitada é nossa linguagem sobre Deus.
- Só podemos falar de Deus a
partir das criaturas e segundo nosso modo humano limitado de conhecer e de
pensar.
- As criaturas, todas elas,
trazem em si certa semelhança com Deus, muito particularmente o homem criado à
imagem e a semelhança de Deus.
- Por isso as múltiplas
perfeições das criaturas (sua verdade, bondade e beleza) refletem a perfeição
infinita de Deus.
- Em razão disso podemos falar de
Deus a partir das perfeições de suas criaturas:
"pois a grandeza
e a beleza das criaturas fazem,
por analogia,
contemplar seu Autor" (Sb 13,5).
- Deus transcende a toda
criatura. Por isso, é preciso incessantemente purificar nossa linguagem daquilo
que possui de limitado, de proveniente de pura imaginação, de imperfeito, para
não confundirmos o Deus "inefável, incompreensível, invisível, inatingível"
com as nossas representações humanas.
- Nossas palavras humanas
permanecem sempre aquém do Mistério de Deus.
- Assim falando de Deus, nossa
linguagem se exprime, sem dúvida, de maneira humana, mas ela atinge realmente o
próprio Deus, ainda que sem poder exprimi-lo em sua infinita simplicidade.
- Com efeito, é preciso lembrar
que "entre o Criador e a criatura não se pode notar uma semelhança, sem
que se deva notar entre eles uma ainda maior dessemelhança", e que
"não podemos apreender de Deus o que ele é, mas apenas o que ele não é e
de que maneira os outros seres se situam em relação a ele"
CIC-Catecismo da Igreja Católica
§36-43
Homem superior a criação
- O homem é maior que as
realidades criadas, não o contrário.
- Somente estará satisfeito
quando atingir um bem superior a si.
- Como somente Eu Sou maior que o
homem, disto decorre que somente Eu, Deus Eterno, consigo sacia-lo.
- Separado de Mim pelo pecado, o
homem vive perenemente atormentado e sofredor.
(O Diálogo-Santa Catarina de Sena,
pg192)
- O homem é superior a toda a
criação.
- Só se satisfaz com bens
superiores a Ele, que é Deus.
- Ao amar realidades inferiores a
si, torna-se insaciável;
No entanto, são as coisas que
devem servir ao homem, não vice-versa.
- Só a Mim deve o homem servir,
Sou seu fim ultimo.
(O Diálogo-Santa Catarina de Sena,
pg343)
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