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Com nossa autoridade apostólica definimos que,
segundo a disposição geral de Deus, as almas de todos os santos mortos antes da
Paixão de Cristo (...) e de todos os outros fiéis mortos depois de receberem o
santo Batismo de Cristo, nos quais não houve nada a purificar quando morreram,
(...) ou ainda, se houve ou há algo a purificar, quando, depois de sua morte,
tiverem acabado de fazê-lo, (...) antes mesmo da ressurreição em seus corpos e
do juízo geral, e isto desde a ascensão do Senhor e Salvador Jesus Cristo ao
céu, estiveram, estão e estarão no Céu, no Reino dos Céus e no paraíso celeste
com Cristo, admitidos na sociedade dos santos anjos. Desde a paixão e a morte
de Nosso Senhor Jesus Cristo, viram e vêem a essência divina com uma visão
intuitiva e até face a face, sem a mediação de nenhuma criatura.
- Essa vida perfeita com a
Santíssima Trindade, essa comunhão de vida e de amor com ela, com a Virgem
Maria, os anjos e todos os bem-aventurados, é denominada "o Céu".
- O Céu é o fim último e a
realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade
suprema e definitiva.
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Viver no Céu é "viver com Cristo". Os
eleitos vivem "nele", mas lá conservam - ou melhor, lá encontram –
sua verdadeira identidade, seu próprio nome.
- Vida é, de fato, estar com
Cristo; aí onde está Cristo, aí está a Vida, aí está o Reino.
- Por sua Morte e
Ressurreição, Jesus Cristo nos "abriu" o Céu.
- A vida dos bem-aventurados
consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que
associou à sua glorificação celeste os que creram nele e que ficaram fiéis à
sua vontade.
- O céu é a comunidade
bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele.
- Este mistério de comunhão
bem-aventurada com Deus e com todos os que estão em Cristo supera toda
compreensão e toda imaginação.
- A Escritura fala-nos dele em
imagens:
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vida,
·
luz,
·
paz,
·
festim de casamento,
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vinho do Reino,
·
casa do Pai,
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Jerusalém celeste,
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Paraíso.
"O que os olhos não viram, os ouvidos
não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles
que o amam" (1Cor 2,9).
- Em razão de sua
transcendência, Deus só poderá ser visto tal como é quando Ele mesmo abrir seu
mistério à contemplação direta do homem e o capacitar para tanto.
- Esta contemplação de Deus em
sua glória celeste é chamada pela Igreja de "visão beatifica":
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Qual não será tua glória e tua felicidade: ser
admitido a ver a Deus, ter a honra de participar das alegrias da salvação e da
luz eterna na companhia de Cristo, o Senhor teu Deus (...) desfrutar no Reino
dos Céus, na companhia dos justos e dos amigos de Deus, as alegrias da
imortalidade adquirida.
- Na glória do Céu, os
bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus em relação
aos outros homens e à criação inteira.
- Já reinam com Cristo; com
Ele "reinarão pelos séculos dos séculos" (Ap 22,5).
CIC-Catecismo da Igreja Católica
§1023-1029
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