sábado, 23 de novembro de 2013

Sístole / Diástole

Recomeçar de Cristo
- A catequese constitui uma coluna para a educação da fé, e são precisos bons catequistas! Obrigado por este serviço à Igreja e na Igreja.
- Embora possa às vezes ser difícil – trabalha-se tanto, empenha-se e não se vêem os resultados desejados –, mas educar na fé é maravilhoso!
·         É talvez a melhor herança que possamos dar a alguém: a fé!
- Educar na fé, para que essa pessoa cresça. Ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos a conhecerem e amarem cada vez mais o Senhor é uma das mais belas aventuras educativas.
·         «Ser» catequista! Não trabalhar como catequista: isso não adianta!
-  Trabalho como catequista, porque gosto de ensinar… Se porém tu não és catequista, não adianta! Não serás fecundo, não serás fecunda!
- Catequista é uma vocação:
Ser catequista: esta é a vocação; não trabalhar como catequista.
- Lembrai-vos daquilo que nos disse Bento XVI:
“A Igreja não cresce por proselitismo. Cresce por atração”.
- As palavras têm o seu lugar… mas primeiro o testemunho: que as pessoas vejam na nossa vida o Evangelho, possam ler o Evangelho.
- E «ser» catequista requer amor: amor cada vez mais forte a Cristo, amor ao seu povo santo. Este amor vem de Cristo! É um presente de Cristo! E se vem de Cristo, parte de Cristo; e nós devemos Recomeçar de Cristo, deste amor que Ele nos dá. Que significa este Recomeçar de Cristo?

1-União com Jesus
- Recomeçar de Cristo significa cultivar a familiaridade com Ele: Jesus recomenda-o, com insistência, aos discípulos na Última Ceia, quando Se prepara para viver o dom mais sublime de amor, o sacrifício da Cruz.
- Jesus diz: Permanecei no meu amor, permanecei ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se estivermos unidos a Ele, podemos dar fruto, e esta é a familiaridade com Cristo. É permanecer em Jesus! Permanecer ligados a Ele, dentro d’Ele, com Ele, falando com Ele: permanecer em Jesus. Necessário para um discípulo é estar com o Mestre, ouvi-Lo, aprender d’Ele.
- Tenho o título de catequista!. Isso não adianta, não tens nada, fizeste apenas um bocado de estrada! Quem te ajudará? Isto sim, que vale sempre!
- Não um título, mas um procedimento: estar com Ele; e dura toda a vida!
- É estar na presença do Senhor, deixar-se olhar por Ele. Pergunto-vos:
- Como estais na presença do Senhor?
-Quando ides ter com o Senhor, enquanto olhais o Sacrário, que fazeis?
- Sem palavras… Mas eu falo, falo, penso, medito, ouço… Muito bem!
- Mas tu… deixas-te olhar pelo Senhor? Sim, deixar-se olhar pelo Senhor. Ele olha-nos, e esta é uma maneira de rezar. Mas, como se faz? Olhas para o Sacrário e deixas-te olhar… é simples! É um pouco maçador, adormeço… Se adormeceres, adormeces! Ele olhar-te-á igualmente.

2-Imitar Jesus
- Recomeçar de Cristo significa imitá-Lo na saída de Si mesmo para ir ao encontro do outro. Trata-se de uma experiência maravilhosa, embora um pouco paradoxal. Porquê? Porque, quem coloca Cristo no centro da sua vida, descentraliza-se! Quanto mais te unes a Jesus e Ele Se torna o centro da tua vida, tanto mais Ele te faz sair de ti mesmo, te descentraliza e abre aos outros. Este é o verdadeiro dinamismo do amor, este é o movimento do próprio Deus! Sem deixar de ser o centro, Deus é sempre dom de Si, relação, vida que se comunica... E assim nos tornamos também nós, se permanecermos unidos a Cristo, porque Ele faz-nos entrar neste dinamismo do amor. Onde há verdadeira vida em Cristo, há abertura ao outro, há saída de si mesmo para ir ao encontro do outro no nome de Cristo. E o trabalho do catequista é este: por amor, sair continuamente de si mesmo para testemunhar Jesus e falar de Jesus, anunciar Jesus. Isto é importante, porque é obra do Senhor: é precisamente o Senhor que nos impele a sair.
- O coração do catequista vive sempre este movimento:
·         Sístole: União com Jesus / Diástole: Encontro com o outro.
·          Uno-me a Jesus e saio ao encontro dos outros.
- Se falta um destes dois movimentos, o coração deixa de bater, não pode viver. Recebe em dom o querigma e, por sua vez, oferece-o em dom. O catequista está consciente de que recebeu um dom: o dom da fé; e dela faz dom aos outros. Isto é maravilhoso! E não reserva uma percentagem para si! Tudo aquilo que recebe, dá-o. Aqui não se trata de um negócio! Não é um negócio! É puro dom: dom recebido e dom transmitido.
3-Não ter medo
- Recomeçar de Cristo significa não ter medo de ir com Ele para as periferias. Não tenha medo de sair dos esquemas para seguir a Deus, porque Deus vai sempre mais além. Sabeis uma coisa? Deus não tem medo! Sabíeis isto?! Não tem medo! Ultrapassa sempre os nossos esquemas! Deus não tem medo das periferias. Se fordes às periferias, encontrá-Lo-eis lá. Deus é sempre fiel, é criativo. Mas, por favor, não se compreende um catequista que não seja criativo. A criatividade é como que a coluna do ser catequista. Deus é criativo, não se fecha, e por isso nunca é rígido. Deus não é rígido! Acolhe-nos, vem ao nosso encontro, compreende-nos. Para sermos fiéis, para sermos criativos, é preciso saber mudar. E porque devo mudar? É para me adequar às circunstâncias em que devo anunciar o Evangelho. Para permanecermos com Deus, é preciso saber sair, não ter medo de sair. Se um catequista se deixa tomar pelo medo, é um covarde; se um catequista se fecha tranquilo, acaba por ser uma estátua de museu: e temos muitos! Se um catequista é rígido, torna-se encarquilhado e estéril. Pergunto-vos: Alguém de vós quer ser covarde, estátua de museu ou estéril? Quando nós, cristãos, estamos fechados no nosso grupo, no nosso movimento, na nossa paróquia, no nosso ambiente, permanecemos fechados; e acontece-nos o que sucede a tudo aquilo que está fechado: quando um quarto está fechado, começa a cheirar a mofo. E se uma pessoa está fechada naquele quarto, adoece!

Atenção, porém! Jesus não diz: Ide, arranjai-vos. Jesus diz: Ide, Eu estou convosco! Nisto está o nosso encanto e a nossa força: se formos, se sairmos para levar o seu Evangelho com amor, com verdadeiro espírito apostólico, com franqueza, Ele caminha conosco, precede-nos. Ele é o primeiro! Para nós, isto é fundamental: Deus sempre nos precede! Quando pensamos que temos de ir para longe, para uma periferia extrema, talvez nos assalte um pouco de medo; mas, na realidade, Ele já está lá: Jesus espera-nos no coração daquele irmão, na sua carne ferida, na sua vida oprimida, na sua alma sem fé.
Que o Senhor vos abençoe. Maria é nossa Mãe; Maria, nos leva a Jesus!
Papa Francisco 27.09.2013 / Congrego Internacional de Catequese
A integra do Discurso se encontra em www.vatican.van

Sístole - Diástole
- As batidas do coração são os movimentos sincronizados de contração e dilatação:
·         A contração é chamada sístole (União com Deus).
·         A dilatação é chamada diástole (Encontro com o outro).

- Jesus ao nos ensinar a oração do Pai Nosso Ele nos direciona a vivermos estas duas dimensões, que Ele mesmo viveu: “Fiel e Misericordioso” e “Solidário com os homens” Hebreus 2, 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário